Você está aqui

    • Você está aqui:
    • Início > Inventário Físico de Estoque

Inventário Físico de Estoque

 

Levantamento físico de mercadorias disponíveis que estão armazenadas na empresa.

Realizado com equipamentos leitores de códigos de barras e ou digitação de códigos internos dos produtos e tratamento de dados através de software próprio. Após este processo, são emitidos relatórios personalizados para cada necessidade do cliente.

Este processo permite que as empresas exerçam controle detalhado do seu estoque, facilitando o planejamento de compras, disponibilizando os produtos certos no lugar certo, na quantidade certa. A empresa sai de um círculo vicioso e entra num círculo virtuoso. O lucro aparece, sobrando mais recursos para investimento e modernização, perenizando o negócio. Os clientes ficam satisfeitos e a empresa se moderniza através dos investimentos, revertendo perdas em lucros.

 

Tipos de Inventários

 

Inventário Geral

Processo de contagem física de todos os itens da empresa em uma data pré-fixada.

 

Inventário Rotativo

Processo de contagem física, realizada de maneira contínua, de um único produto ou conjunto de produtos, ou de um departamento, ou produtos selecionados por Curva ABC (por exemplo, os 10% mais representativos em valor, rotatividade ou outro critério, a escolha do cliente), programados de modo que os itens sejam contados a uma frequência pré-determinada pela Check Stock.

Este processo permite uma análise mais detalhada das possíveis divergências e suas causas, contribuindo para a identificação imediata e correções de eventuais falhas no processo operacional.

 

Inventário por Amostragem

Processo de contagem recomendado quando a acuracidade dos estoques é mantida através dos inventários Gerais e Rotativos ou em procedimentos de auditoria. São contados apenas alguns itens, aleatórios ou não, que representem uma amostra relevante no universo de itens da empresa e através do resultado se infere se os métodos de controle estão sendo bem executados.

Existem outras modalidades de inventário, bem como a mescla dos tipos acima descritos. Para cada realidade é proposto um conjunto de ações de inventário personalizada.